sábado, 28 de dezembro de 2013

5º Ato da Peça de São Francisco de Paula 2013

NARRAÇÃO: Os Frades de São Marcos queriam conservar consigo aquele adolescente que dava tantas provas de santidade. Mas ele sentia-se chamado para outra coisa. Findo o ano, dirigiu-se com os pais a Roma, Assis, Loreto e Monte Cassino. Neste último lugar, sabendo que São Bento ali se estabelecera aos 14 anos para entregar-se todo a Deus, fez o mesmo propósito. Pediu aos pais que o deixassem viver como eremita na chácara que habitavam. Os pais não só consentiram, mas passaram a levar-lhe diariamente alimentos.

FRADE: Fco. fique conosco por mais alguns anos.
FRANCISCO: Fui muito feliz aqui, mas o senhor Jesus me reserva outra coisa.
TIAGO: Só nos resta agradecer o que vocês fizeram por nosso filho, ele continuará vivendo para Deus segundo a tradição de sua ordem.
TIAGO: Monte Cassino é um lugar santo.
VIENA: São Bento se estabeleceu aqui aos 14 anos.
FRANCICO: Pai, Mãe... deixem-me ficar aqui também entregue a Deus. (Tiago abraça-o)
TIAGO: Se Deus te quer assim, assim será.
VIENA: Não se preocupe filho, terá nosso consentimento, traremos alimentos diariamente.
(saem os pais, Fco. começa a rezar e adormece. No dia seguinte os pais chegam, o acordam, o abençoam, ele come e saem).


FRANCISCO: Meu Deus quero mais solidão, preciso viver exclusivamente para ti na contemplação e na penitência, irei subir a montanha e viverei lá glorificando-te. Meu pai, meu salvador fostes o senhor que salvastes o mundo com o vosso sangue. 
FRANCISCO: Aqui nesta gruta irei morar, pois Deus me trouxe até aqui para que eu possa seguir meu destino. Amando-o e servindo-o para sempre. (aparece um anjo) Música Ângelus.
ANJO: Fco. tu és o amado de Deus e digno entre os homens, bendito és tu. 
FARNCISCO: Obrigado senhor Deus por mais esta graça em minha vida.

NARRAÇÃO: Fco. queria mais solidão. Por isso, um dia desapareceu e subiu uma montanha rochosa, onde encontrou uma pequena gruta que transformou, durante 6 anos, em sua morada. Vivendo exclusivamente para Deus na contemplação e penitência, alimentava-se de raízes e ervas silvestres. Segundo a tradição de sua ordem, recebeu ali o hábito monástico das mãos de um anjo. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário