quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

3ª Ato da Peça de São Francisco de Paula 2013

A INFECÇÃO DOS OLHOS DE FRANCISCO

O povorello de Assis deixou-se comover, e nasceu o rebento tão desejado. A alegria, entretanto, foi de pouca duração, pois o recém-nascido Francisco teve uma infecção nos olhos, que lhe ameaçava a visão.


VIENA: E agora Tiago? O que faremos? Francisco está doente e pode ficar cego.
TIAGO: São Francisco de Assis não irá nos abandonar, nossa fé nele é muito grande. (suplicando) Meu querido São Francisco se o nosso filho se curar, quando crescer (pega a criança) irá vestir o hábito franciscano e passará um ano no convento da ordem. 

NARRAÇÃO: A criança sarou e cresceu em graça e santidade, seguindo desde cedo o exemplo paterno de oração e penitência até atingir os 12 anos de idade.


FRADE: Ô de casa.
VIENA: Ô de fora. Frade! O senhor aqui!
FRADE: Onde está Francisco?
VIENA: Deve está fazendo penitencia com o pai. Francisco...  Ô Francisco, onde você está menino? (chegam Francisco e Tiago)
TIAGO: Senhor Frade, seja bem vindo a nossa casa.
FRADE: Senhor Tiago, o pequeno Francisco já conta com 12 anos, já está na hora de mandá-lo para o convento.
TIAGO: Amanhã mesmo ele irá.
FRADE: Ficaremos muito felizes em tê-lo conosco.
VIENA: Filho é chegada a hora, tens que partir. Quero que seja exemplo de Jesus o Bom Pastor.  (canta enquanto Tiago veste o hábito de Francisco)
Aos pés do monte
Um sentimento me ronda
Não sei dizer, tudo é novo pra mim
Meu coração se renova
Sinto a esperança invadir o meu ser
Quero ser manso, ser limpo, ser justo
E pobre de espírito ser
Tua palavra me sonda
Me conta do Reino que espera por mim
Eu te ofereço meu pranto
As dores da alma que quer renascer
 REFRÃO
Eu ouvi tua voz
Teu falar me encantou
Quis seguir, caminhar
Quis saber pra onde vou
Eis-me aqui
Minha dor serenou
TIAGO: Filho, quando eras pequeno tu tivestes uma infecção nos olhos que lhe ameaçava a visão e eu e sua mãe rogamos a São Francisco de Assis, que se você sarasse e tão logo a idade permitisse, te vestiríamos com o hábito franciscano e te levaríamos para o Convento da Ordem.
VIENA: Filho o convento de São Marcos é um lugar onde serás feliz. (os dois abraçam o filho e saem chorando) Música.

Nenhum comentário :

Postar um comentário