segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Jovens serão ordenados padres em Fortaleza

A cerimônia acontece no próximo dia 21, na Catedral Metropolitana, e será celebrada pelo arcebispo de Fortaleza


Viver para Deus e para o próximo. Essa foi a escolha de cinco jovens cearenses que serão ordenados padres na próxima sexta-feira, às 18h30, durante missa celebrada na Catedral Metropolitana pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques: Antony Christopher de Amorim Gadelha, Helano Samy da Silva Holanda, João Batista Aires Silva, Paulo Roberto Lima dos Reis e Zacarias Virgílio de Araújo Filho.

Além de partilhar da mesma fé, os futuros sacerdotes também têm em comum a vontade de superar, nas comunidades para onde serão enviados, as dificuldades vividas pela Igreja Católica FOTO: JOSÉ MARIA MELO

Além de partilhar da mesma fé, os futuros sacerdotes também têm em comum a vontade de superar, nas comunidades para onde serão enviados, as dificuldades vividas pela Igreja Católica no que se refere ao que chamam de contravalores.

"A palavra de Deus não pode ser mudada, mas precisamos adaptá-la à nova realidade, principalmente, entre os jovens. Hoje, por conta das mudanças de mentalidade, ser profeta é um grande desafio", declara João Batista, 31. Ele é de Caucaia, cidade onde fica a Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. Foi lá que, ainda adolescente, começou a se envolver com as atividades religiosas e "ouviu o chamado de Deus".

Helano Holanda, 28, é de Fortaleza e também descobriu que tinha vocação para o sacerdócio na adolescência. Para ele, a Igreja Católica não está conseguindo, em parte, dialogar com a atual sociedade, embora seja rica de valores que contribuem para o crescimento individual e coletivo do homem. "Precisamos fazer com que as pessoas percebam essa riqueza por uma linguagem jovem", fala, destacando, ainda, a importância de aproximar ciência e religião.

Na opinião de Christopher Gadelha, também nascido na Capital, para vencer aquilo que se contrapõe aos valores defendidos pela Igreja, tanto o clero quanto os fiéis precisam, além de pregar o Evangelho, ter um estilo de vida que convença as pessoas de que vale a pena ser cristão. Conforme ele, foi observando o comportamento dos religiosos que decidiu servir a Cristo. "A coerência de vida é importante. Muitas vezes, as palavras não convencem, mas os testemunhos sim", destaca o jovem.

Embora reconheça os desafios encontrados por quem decide ser padre na sociedade atual, Zacarias Araújo diz que não vai medir esforços para "mostrar Cristo para as pessoas". Natural de Canindé, cidade conhecida por uma religiosidade peculiar, foi morar em Aratuba ainda pequeno. Por pertencer a uma família católica, considera que foi mais fácil perceber o chamado divino. Lembrando o apóstolo Paulo, ele ressalta que só é o que é pela graça de Deus. "Não conseguimos nada por nossos próprios méritos", finaliza.

Cada um dos futuros padres leva um lema para a ordenação. O do fortalezense Paulo Roberto Lima dos Reis, 28, por exemplo, é "o Senhor é meu pastor: tudo na caridade", uma alusão ao Salmo 23 e também ao apóstolo Paulo, que pregava que o homem nada é se não tiver amor. Foi na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, também observando a vida dos religiosos, que decidiu ser padre. "Pretendo conciliar o tradicional com o moderno, com foco na juventude", afirma.

Segundo o padre Raphael Silva Maciel, coordenador da Pastoral Vocacional e reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider, existem 402 padres ligados à Arquidiocese de Fortaleza. Em 2013, serão 29 novos seminaristas. "Para a época em que vivemos, é um número bastante significativo", comemora.

FIQUE POR DENTRO

Confira os horários das celebrações

Diácono João Batista: Primeira Missa - dia 23 de dezembro de 2012, às 19 horas - Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres - Caucaia; Segunda Missa - dia 25 de dezembro de 2012, às 19 horas - Paróquia Jesus, Maria e José - Guaiuba.

Diácono Paulo Roberto: Primeira Missa - dia 22 de dezembro de 2012, às 19 horas - Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Mucuripe;Segunda Missa - dia 24 de dezembro de 2012, às 19 horas - Paróquia Sagrada Família - Ocara.

Diácono Zacarias Virgílio: Primeira Missa - dia 22 de dezembro de 2012, às 19 horas - Comunidade do Tope - Aratuba; Segunda Missa - dia 25 de dezembro de 2012, às 19h30min, na Paróquia Bom Jesus dos Navegantes - Parajuru.

Diácono Antony: Primeira Missa - 25 de dezembro, às 19 horas - Paróquia Nossa Senhora da Penha - Sucatinga; Segunda Missa - 26 de dezembro, às 19 horas - Paróquia São João Eudes - Capela Menino Deus - Luciano Cavalcante.

Diácono Helano: Primeira Missa - 27 de dezembro, às 19 horas - Paróquia São José - Maracanaú; Segunda Missa - 28 de dezembro, às 19 horas - Paróquia São Antônio - Capuan.

RAONE SARAIVA / Diário do Nordeste
REPÓRTER 

Nenhum comentário :

Postar um comentário