O tempo
do Advento é uma preparação para a vinda do Senhor Jesus no Natal, tem uma
duração de quatro semanas.
Começa
com as vésperas do domingo mais próximo ao 30 de novembro e termina antes das
vésperas do Natal. Os domingos deste tempo se chamam 1º, 2º, 3º, e 4º do
Advento. Os dias 16 a 24 de dezembro (Novena de Natal) tendem a preparar mais
especificamente as festas do Natal. Podemos
distinguir dois períodos. No primeiro deles, que se estende desde o primeiro
domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, aparece com maior relevo o aspecto
escatológico e nos é orientado à espera da vinda gloriosa de Cristo.
As
leituras da Missa convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os
seus aspectos: sua vinda ao fim dos tempos, sua vinda agora, cada dia, e sua
vinda há dois mil anos. No
segundo período, que abarca desde 17 até 24 de dezembro, inclusive, se orienta
mais diretamente à preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais
alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os
evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus. Com
a intenção de fazer sensível esta dupla preparação de espera, a liturgia
suprime durante o Advento uma série de elementos festivos. Desta forma, na
Missa já não rezamos o Glória. Se reduz a música com instrumentos, os enfeites
festivos, as vestes são de cor roxa, o decorado da Igreja é mais sóbrio, etc.
Todas estas coisas são uma maneira de expressar tangivelmente que, enquanto
dura nosso peregrinar, nos falta alo para que nosso gozo seja completo. E quem
espera, é porque lhe falta algo. Quando o Senhor se fizer presente no meio do
seu povo, haverá chegado a Igreja à sua festa completa, significada pela
Solenidade do Natal.
Temos
quatro semanas nas quais de domingo a domingo vamos nos preparando para a vinda
do Senhor. A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do
Senhor ao final dos tempos. A liturgia nos convida a estar em vela, mantendo
uma especial atitude de conversão. A segunda semana nos convida, por meio do Batista
a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente
conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se
percorre durante toda a vida. A terceira semana preanuncia já a alegria
messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor.
Finalmente, a quarta semana nos fala do advento do Filho de Deus ao mundo.
Maria é figura central, e sua espera é modelo e estímulo da nossa espera.
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