sábado, 11 de junho de 2016

Evangelho (Mt 10,7-13) - Sábado 11/06/2016

Evangelho (Mt 10,7-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 ____________________________________________________________ 
Hoje, celebramos a memória do apóstolo São Barnabé, santo que estava no início da comunidade primitiva. O Atos dos Apóstolos narra-o como o companheiro de Paulo e fala o quanto foi uma peça fundamental na evangelização da Igreja Primitiva.
Paulo esteve presente em Antioquia, onde, pela primeira vez, os seguidores de Jesus eram chamados de cristãos.
É interessante as pessoas começarem a nos chamar por aquilo que veem em nós, pois aquilo que elas nos veem vivendo caracteriza o que somos. Não foram os cristãos que se denominaram cristãos; eles deram testemunho de Jesus com a vida, e por isso começaram a ser reconhecidos. Ser cristão é ter Cristo no coração, nas obras e nos atos.
O testemunho de Barnabé, em todas as igrejas que andou em sua época, eram edificantes, de modo que todos viam nele a pessoa de Cristo. A Palavra, inclusive, nos diz que ele era um homem bom.
Bondade e a generosidade são características de qualquer pessoa seguidora de Cristo. O cristão não exala maldade, não faz maldade com seu próximo. Pelo contrário, exala generosidade, hospitalidade, cuidado, ternura e misericórdia para com seu próximo.
Barnabé era cheio do Espírito Santo. O Paráclito exalava dele por meio de suas palavras, atitudes e tudo o que fazia. Um homem aberto à graça do Espírito, dedicado à vida de oração, por isso um instrumento usado por Deus para a propagação do Evangelho.
Deus quer que sejamos Seus instrumentos, quer nos usar para que Sua Palavra chegue a todos os cantos. Mas antes de a Palavra chegar de forma anunciada e proclamada, ela precisa primeiro chegar de forma testemunhada.
Nossos atos, gestos e atitudes devem traduzir aquilo que acreditamos e cremos, devem demonstrar para o mundo que somos seguidores do Cristo Jesus!
Que a audácia de vida de São Barnabé seja para nós um impulso para levarmos o Reino dos Céus e proclamarmos a proximidade de Deus através de nossa vida!
Deus abençoe você!

Nenhum comentário :

Postar um comentário